sábado, 8 de março de 2014

Dicas de vendas



Conversando com as meninas artesãs no Whatsapp, surgiram muitas dúvidas sobre como vender, como cobrar... Como trabalhei com vendas muitos anos, fiz muitos cursos.
Assim, fiz uma listinha básica pra colocar aqui, pra todo mundo ter acesso.
Vamos nos enxergar como mricroempresárias e valorizar nosso trabalho e nosso dindin?

- Primeiro ponto, : Valorizem-se. Valorizem seu trabalho. Sejam metidas! Quem te procurou, não sabe fazer o que você sabe e precisa, ou o que é melhor, QUER muito seu produto. Então bote seu preço, um preço justo e rentável. Se ele não quiser, ou disser que achou mais barato, "boa sorte". Eu prefiro doar pro bazar da Igreja e ganhar passos pro paraíso que entregar meu trabalho sem o valor merecido. hehehehehehe.

- Gente, a pior coisa do mundo é um vendedor que tá precisando de dinheiro. Se a grana tá curta, faça a dieta da melancia (come só ela), vai de bike pro trabalho, lava uma trouxa de roupa pra vizinha, faz qualquer coisa, mas NÃO DEIXA O CLIENTE PERCEBER QUE VOCÊ TÁ DESESPERADA PRA VENDER! kkkkkk Porque quando eles percebem isso, montam em cima e arrancam o couro da gente. Já passei isso e sei muito bem como é. A gente dá até o braço (pra não dizer outra coisa) no desespero de ganhar uns trocados.

- Na hora de cobrar, eu falo com a maior cara de pau: "Então, eu preciso de uma entrada de 50%, a outra metade, pode ser um cheque pra 30 dias? Fica bom assim pra você?" (Mais tarde, meu maridão vai ensinar a gente a ser microempreendedora individual e a passar cartão de crédito pelo nosso celular, aí acaba a desculpa de "não trouxe cheque nem dinheiro", e pode até parcelar, né???). Se o cliente questiona essa entrada, digo que sou que nem marceneiro, que trabalho com lucro baixo, então preciso de grana pra comprar o material. Sem entrada, não começo a trabalhar.

- Tudo por escrito gente! Já me livrei de muito problema, porque tinha escrito o que entregaria, quanto e, principalmente, quando. Fica tudo esclarecido e formal. Pode fazer no computador rapidinho (já deixem um modelo pronto), ou num lindo papel decorado, à mão mesmo. E passa confiança pro cliente a gente ser organizada.

- Falando em organização, nosso local de trabalho pode ser uma zona, mas nosso trabalho, não. Tem que anotar, tem que ter horário de trabalho. Tirar uma hora do dia pra dizer "nessa hora eu trabalho". Pode ser quando as crianças dormem, quando vão pra escola.... Nessa hora, não é hora de ver face, nem lavar louça, nem conversar com a vizinha... É hora de trabalhar! Uma coisa legal, é fazer uma lista do que precisa fazer amanha. Coloque tudo, até passear com o cachorro. No final do dia, risque o que fez, e anote para o dia seguinte o que não fez e acrescente o que mais precisa fazer.

- A gente tem que levar a sério nosso trabalho. Acordar cedo, tirar o pijama, pentear o cabelo, passar desodorante, perfume, batom. E começar bem o dia. Ajuda a dar ânimo e auto confiança. Até brinquei ontem "chinelo só se for enfeitado de strass pra demonstrar e vender" kkkkkkkk

Acho que é isso, pelo menos é o que lembro agora. Quem tiver mais dicas, posta aqui, vamos fazer um tópico bem completo sobre vendar, né? Se eu lembrar de mais coisas, falo também!
Beijocas e boas vendas!!!

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